segunda-feira, 28 de março de 2011

Artroscopia do Ombro

Depois de quase quatro meses de espera, meu convênio liberou para o procedimento artroscópico. Liguei hoje para o meu médico e marcamos a cirurgia para o dia 08/04.
Vou ter de passar no consultório para pegar uns pedidos médicos. Ou seja, antes de você fazer a artroscopia, precisará fazer um Hemograma e um eletrocardiograma, para qualquer eventualidade, (quase impossível), ter todos os dados à mão. Ainda, passar por uma consulta com o anestesista, para garantir que não se tenha nenhuma reação a anestesia.

Dei uma fuçada, sabe como é né, sempre queremos saber qual o procedimento a ser realizado, já que seremos apagados (Graças a Deus) durante a cirurgia.

No meu caso, foi identificado o seguinte:
Lesão do Manguito Rotador
Síndrome de Impacto do Ombro
Lesão do Tendão Supraespinhoso (tendinite)
Bursite Subacromial

Abaixo vou tentar identificar, ok!


ARTROSCOPIA DO OMBRO
A artroscopia de ombro é um tipo de cirurgia ortopédica destinada a examinar e reparar os tecidos dentro e ao redor desta articulação.
Artroscopia é um procedimento cirúrgico que o ortopedista utiliza para vizualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação.

A palavra artroscopia é originada pela fusão de duas palavras gregas: “arthro” (articulação) e “skopein” (olhar). O termo literalmente significa “olhar dentro da articulação”. No exame artroscópico, o cirurgião ortopedista faz uma pequena incisão na pele do paciente e, através dela, insere instrumentos que contem pequenas lentes e um sistema de iluminação para aumentar e iluminar as estruturas do interior da articulação.
A conexão do artroscópio a uma mini-câmera permite visualizar todo o interior da articulação, através de uma pequena incisão, que transmite a imagem para uma tela de televisão, auxiliando o cirurgião a enxergar dentro do ombro.

Durante todo o procedimento, soro fisiológico é bombeado para o interior da articulação para provocar sua expansão. Isto ajuda o cirurgião a manipular com maior facilidade os instrumentos e controlar qualquer sangramento.

A articulação do ombro, na realidade, é formada por quatro articulações:
• A articulação do tipo “bola-e-cavidade”, ou articulação gleno-umeral, é a principal articulação do ombro.
• A articulação entre o acrômio (parte da escápula) e a clavícula é chamada de articulação acrômio-clavicular. Artrites da articulação do ombro geralmente costumam afetar esta articulação.

• A junção entre a clavícula e o osso do peito (esterno) é chamada de articulação esterno-clavicular

• A quarta articulação do ombro é formada entre a escápula e as cinco costelas superiores e é chamada de articulação escápulo-torácica. Esta articulação aumenta o movimento do ombro para frente e para trás do corpo.

A rasa cavidade do ombro ganha uma profundidade extra devido a uma estrutura chamada de labrum, que é um engrossamento dos tecidos que rodeiam a cavidade óssea (glenóide). Lesão desta estrutura pode ocorrer após um deslocamento da articulação do ombro, o que geralmente resulta em instabilidade crônica do ombro.

A articulação do tipo “bola-e-cavidade” (articulação gleno-umeral) é reforçada e movimentada pelo manguito rotador, estrutura que é uma combinação de quatro tendões e seus músculos associados. Estes músculos nascem em várias partes da escápula e seus tendões estão fixados na parte superior do úmero. Tendões são estruturas fortes que unem os músculos aos ossos. Um quinto tendão (bíceps) corre do braço em direção ao ombro e também vai ajudar a estabilizá-lo.
O termo “manguito rotador” refere-se ao grupo de quatro tendões que fixam os músculos do ombro ao osso da parte superior do úmero. No ombro sadio, o manguito rotador movimenta-se livremente no espaço entre a parte superior do úmero e o acrômio. Em algumas pessoas, por razões não bem conhecidas, este espaço é inadequado para permitir um deslizamento suave do manguito rotador durante os movimentamos o braço. Nesta situação, quando levantamos o braço, o manguito rotador poderá ficar apertado entre estes dois ossos.

Entre o manguito rotador e o acrômio existem dois “sacos de água” chamados de bursas. Eles protegem o manguito rotador de fricções e permitem a movimentação suave dos tendões sob o osso. Muitos dos quadros dolorosos do ombro originam-se devido a inflamações destas bursas (bursites).
Muitos problemas do ombro são causados por lesões do manguito rotador. Se um tendão torna-se inflamado ou parcialmente rompido, ele causa dor e limitação dos movimentos do ombro. Se um tendão do manguito rotador rompe-se totalmente, o músculo correspondente não poderá mais funcionar. Este tipo de lesão costuma causar limitação dos movimentos do ombro devido a dor e a fraqueza.

O procedimento

A artroscopia é considerado um procedimento cirúrgico. São necessários 8 horas de jejum para alimentos e líquidos. Voce pode internar no mesmo dia da cirurgia.
A anestesia geralmente é local (Uma injeção local que anestesia todo o braço) associada com geral. O tempo cirúrgico é variável, sendo em média de 1 a 3 horas. Após a cirurgia você fica aproxidamente uma hora numa sala de recuperação e depois é encaminhado para o quarto. No ombro é colocado um curativo volumoso devido ele ficar edemaciado pela infusão de soro e o braço é imobilizado com uma tipóia.
A sensibilidade e os movimentos da mão podem ficar alterados depois da cirurgia devido a anestesia, que pode durar de 8-16 horas. No dia seguinte o curativo é trocado e você recebe alta hospitalar.


Depois da cirurgia

A artroscopia é apenas uma etapa para fazer com que o seu ombro volte ao normal. Algumas medidas são essenciais que sejam seguidas para o sucesso da cirurgia
- mantenha a tipóia por tempo integral (inclusive para dormir) até que o seu médico libere a sua utilização.
-na primeira semana aplique uma bolsa de gelo no ombro 20 minutos 3 x /dia (coloque uma toalha sobre a pele para não machucar a pele)
- utilize medicações analgésicas prescritas se for necessário
- realize apenas movimentos com o braço operado orientadas pela equipe médica no hospital ou no consultório

O tempo de recuperação para você voltar a trabalhar ou praticar esportes poderá variar de um a seis meses, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada.
Para a maioria dos procedimentos, especialmente quando reparações (suturas) foram realizadas, um programa de reabilitação fisioterápica será prescrito para que você recupere os movimentos e a força do seu ombro.

Expectativas Após a Artroscopia de Ombro

A artroscopia é uma alternativa a tradicional cirurgia “aberta” que expõe completamente a articulação do ombro. A artroscopia resulta em menos dor e stiffness, menos complicações, menor necessidade de internação e menor tempo de reabilitação pós-cirúrgica.
As expectativas quanto ao resultado final do tratamento variam dependendo do propósito inicial da cirurgia. Nos casos onde as reparações (suturas) são necessárias, lembre-se que o organismo necessita de um tempo de cura após o procedimento artroscópico, exatamente igual àquele necessário se a cirurgia fosse realizada de forma “aberta”. Desta maneira, o tempo total de recuperação poderá ser prolongado.

Para a cura das instabilidades do ombro que costumam surgir após um primeiro episódio de luxação traumática, costuma ser necessário o tratamento cirúrgico. Com a artroscopia, muitos pacientes apresentam uma recuperação total com desaparecimento da instabilidade. Entretanto, 10 a 20% dos pacientes poderão continuar apresentando instabilidade do ombro mesmo após a reparação artroscópica.

A utilização da artroscopia para a reparação das rupturas do manguito rotador ou tendinites geralmente aliviam a dor no ombro, mas é muito difícil prever quando a força da articulação irá retornar e se será total ou parcial.



Agora que eu e você já sabemos um pouco mais, já dá para desestressar um pouco, não!

Fontes:
http://www.clinicaprotrauma.com.br/ombro1.htm
http://www.ossosdooficio.com.br/index.php?view=article&catid=38%3Aartroscopia-no-ombro&id=48%3Aartroscopia-do-ombro&option=com_content&Itemid=60

segunda-feira, 14 de março de 2011

Doação para Atingidos pela enchente Litoral Pr.

Para quem quer ajudar os desabrigados do Litoral e ainda não sabem como fazer, segue:

Os donativos podem ser entregues no barracão da Defesa Civil que fica na Rua Sergipe, 1712, na Vila Guaíra, em Curitiba, e também em supermercados credenciados de todo o Estado. Informações sobre doações podem ser acessadas pelo telefone (41) 3350-2607.
Os donativos também podem ser entregues nas nove Administrações Regionais da Prefeitura de Curitiba e também na sede central da Prefeitura, no Centro Cívico. Os donativos recebidos pela prefeitura de Curitiba serão entregues em Paranaguá, de onde sairá a distribuição para outras cidades atingidas pelas chuvas.
Os supermercados Big e Mercadorama também arrecadam doações para as vítimas do Litoral.
Em Curitiba:
Serviço
Informações: (41) 3350-2607.
Defesa Civil - Rua Sergipe, 1712 - Vila Guaíra
Prefeitura de Curitiba - Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
Fundação de Ação Social (FAS) - Rua Eduardo Sprada, 4.520 - Campo Comprido

Regional Bairro Novo - Rua da Cidadania - Rua Tijucas do Sul, 1.700
Regional Boa Vista - Rua da Cidadania - Avenida Paraná, 3.600

Regional Boqueirão - Rua da Cidadania Terminal do Carmo

Regional Cajuru - Rua Luiz França 2.032

Regional CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460

Regional Matriz - Rua da Cidadania - Praça Rui Barbosa
Regional Pinheirinho - Rua da Cidadania - Rua Winston Churchill, 2.033
Regional Portão - Rua da Cidadania - Rua Carlos Klemtz, s/nº, Fazendinha

Regional Santa Felicidade - Rua da Cidadania - Via Veneto, s/nº

Paranaguá:As doações são bem vindas, os pontos são: Provopar do terminal Urbano, Bombeiros costeira e Bombeiros Nilson Neves, Guarda Municipal Padre Jackson.É só ligar: 3420-2909 ( para quem não pode levar ate lá ,eles vão buscar em casa).
Água
Leite
Bolachas ( salgada ou doce)
Açúcar
Achocolatado
Café
Papel Higiênico
Creme dental
Arroz
Feijão
Alimentos enlatados (Misturas, frutas, verduras, seletas)
Roupas
Calçados
Colchões
Cobertores
fraudas