segunda-feira, 2 de maio de 2011

Recuperação Artroscopia

Bom dia Pessoal!

Depois de um longo período longe da net, estou de volta para comentar minha recuperação. cheguei no Centro Cirurgico, ainda fiquei uns 10 ou 15 minutos esperando até me levarem pra preparação. Lá o assistente me colocou no soro. Só lembro que estava comentando sobre o incidente naquela escola do rio, acho que não durei dois minutos dali, quando acordei, já era quase meio-dia. Só me dei conta que já havia feito a cirurgia porque vi o relógio acima da minha cabeça, aí olhei e vi meu ombro com o tal do Cryo-Cuff. (Cryo-cuff Cryo Cuff: é um aparelho que combina frio com compressão. Ele é utilizado em pós operatórios e no atendimento imediato das lesões. É um balde tipo Cooler com uma mangueira, acompanhada de uma espécie de bolsa, que faz esse combinado de frio e compressão. No meu caso, ele cobria todo o ombro, com uma cinta de velcro que passa pelas costas e peito e também com apoio para o braço, como uma tipóia. Essa bolsa é inflada com a água gelada que foi depositada no cooler. Ele cheio faz a compressão).
Dali fui para o quarto e passei praticamente o dia todo dormindo, ainda sobre o efeito da anestesia. Meu braço só voltou no começo da madrugada. No final da tarde eu já mexia a mão, fechava mas não conseguia abrir.
Na manhã do sábado (09/04) recebi alta.
Na primeira semana, tipóia direto, até para dormir, alternando com o uso do Cryo cuff por 40 minutos a cada duas horas. Pra dormir nas duas primeiras noites em casa, foi horrível, colocava travesseiros e almofadas para ficar com o tronco mais alto em tres níveis diferentes, um para a cabeça, um para o ombro e outro para a metade das costas. Consegui dormir pouco. Depois foi mais tranquilo. No início da segunda semana, já comecei a ficar um pouco sem a tipóia, pois começei a cansar e meu braço todo encheu de alergia da tipóia. No dia 19 tirei os pontos. No dia 22 ja não usava mais a tipóia, mas ainda não conseguia elevar meu braço a mais de 45°. Comecei por mim mesma com exercícios bem leves, com o apoio do braço esquerdo, elevava um pouco mais para forçar e comecei a tentar escovar os dentes, pentear o cabelo tudo com a direita (antes disso, me saí melhor com a esquerda do que imaginava. até maquiagem bem feita estava saindo!) No dia 25, já conseguia erguer o braço acima da cabeça, mas sem o manter por muito tempo. Dia 26 comecei a fazer fisioterapia na clínica, inclusive, já está quase na hora dela...rsrsrsss.... hoje ele está bem melhor, já consigo fazê-lo girar, apenas não o estou forçando. Dor, nenhuma, a não ser que me apóie nele. Ainda não levanto peso também, melhor não forçar, para garantir que a recuperação seja plena e rápida. O médico pediu 20 sessões de fisio e 3 meses para voltar a trabalhar, ou talvez dois dependendo da recuperação. Disse que é seis meses em média para poder dormir em cima do ombro.
Estou fazendo de tudo para encurtar estes prazos, e acredito que vou conseguir, devido a esta recuperação rápida que estou tendo.

Depois comento mais, senão perco a hora da fisio.....bjsss até

Nenhum comentário: