Depois de quase quatro meses de espera, meu convênio liberou para o procedimento artroscópico. Liguei hoje para o meu médico e marcamos a cirurgia para o dia 08/04.
Vou ter de passar no consultório para pegar uns pedidos médicos. Ou seja, antes de você fazer a artroscopia, precisará fazer um Hemograma e um eletrocardiograma, para qualquer eventualidade, (quase impossível), ter todos os dados à mão. Ainda, passar por uma consulta com o anestesista, para garantir que não se tenha nenhuma reação a anestesia.
Dei uma fuçada, sabe como é né, sempre queremos saber qual o procedimento a ser realizado, já que seremos apagados (Graças a Deus) durante a cirurgia.
No meu caso, foi identificado o seguinte:
Lesão do Manguito Rotador
Síndrome de Impacto do Ombro
Lesão do Tendão Supraespinhoso (tendinite)
Bursite Subacromial
Abaixo vou tentar identificar, ok!
ARTROSCOPIA DO OMBRO
A artroscopia de ombro é um tipo de cirurgia ortopédica destinada a examinar e reparar os tecidos dentro e ao redor desta articulação.
Artroscopia é um procedimento cirúrgico que o ortopedista utiliza para vizualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação.
A palavra artroscopia é originada pela fusão de duas palavras gregas: “arthro” (articulação) e “skopein” (olhar). O termo literalmente significa “olhar dentro da articulação”. No exame artroscópico, o cirurgião ortopedista faz uma pequena incisão na pele do paciente e, através dela, insere instrumentos que contem pequenas lentes e um sistema de iluminação para aumentar e iluminar as estruturas do interior da articulação.
A conexão do artroscópio a uma mini-câmera permite visualizar todo o interior da articulação, através de uma pequena incisão, que transmite a imagem para uma tela de televisão, auxiliando o cirurgião a enxergar dentro do ombro.
Durante todo o procedimento, soro fisiológico é bombeado para o interior da articulação para provocar sua expansão. Isto ajuda o cirurgião a manipular com maior facilidade os instrumentos e controlar qualquer sangramento.
A articulação do ombro, na realidade, é formada por quatro articulações:
• A articulação do tipo “bola-e-cavidade”, ou articulação gleno-umeral, é a principal articulação do ombro.
• A articulação entre o acrômio (parte da escápula) e a clavícula é chamada de articulação acrômio-clavicular. Artrites da articulação do ombro geralmente costumam afetar esta articulação.
• A junção entre a clavícula e o osso do peito (esterno) é chamada de articulação esterno-clavicular
• A quarta articulação do ombro é formada entre a escápula e as cinco costelas superiores e é chamada de articulação escápulo-torácica. Esta articulação aumenta o movimento do ombro para frente e para trás do corpo.
A rasa cavidade do ombro ganha uma profundidade extra devido a uma estrutura chamada de labrum, que é um engrossamento dos tecidos que rodeiam a cavidade óssea (glenóide). Lesão desta estrutura pode ocorrer após um deslocamento da articulação do ombro, o que geralmente resulta em instabilidade crônica do ombro.
A articulação do tipo “bola-e-cavidade” (articulação gleno-umeral) é reforçada e movimentada pelo manguito rotador, estrutura que é uma combinação de quatro tendões e seus músculos associados. Estes músculos nascem em várias partes da escápula e seus tendões estão fixados na parte superior do úmero. Tendões são estruturas fortes que unem os músculos aos ossos. Um quinto tendão (bíceps) corre do braço em direção ao ombro e também vai ajudar a estabilizá-lo.
O termo “manguito rotador” refere-se ao grupo de quatro tendões que fixam os músculos do ombro ao osso da parte superior do úmero. No ombro sadio, o manguito rotador movimenta-se livremente no espaço entre a parte superior do úmero e o acrômio. Em algumas pessoas, por razões não bem conhecidas, este espaço é inadequado para permitir um deslizamento suave do manguito rotador durante os movimentamos o braço. Nesta situação, quando levantamos o braço, o manguito rotador poderá ficar apertado entre estes dois ossos.
Entre o manguito rotador e o acrômio existem dois “sacos de água” chamados de bursas. Eles protegem o manguito rotador de fricções e permitem a movimentação suave dos tendões sob o osso. Muitos dos quadros dolorosos do ombro originam-se devido a inflamações destas bursas (bursites).
Muitos problemas do ombro são causados por lesões do manguito rotador. Se um tendão torna-se inflamado ou parcialmente rompido, ele causa dor e limitação dos movimentos do ombro. Se um tendão do manguito rotador rompe-se totalmente, o músculo correspondente não poderá mais funcionar. Este tipo de lesão costuma causar limitação dos movimentos do ombro devido a dor e a fraqueza.
O procedimento
A artroscopia é considerado um procedimento cirúrgico. São necessários 8 horas de jejum para alimentos e líquidos. Voce pode internar no mesmo dia da cirurgia.
A anestesia geralmente é local (Uma injeção local que anestesia todo o braço) associada com geral. O tempo cirúrgico é variável, sendo em média de 1 a 3 horas. Após a cirurgia você fica aproxidamente uma hora numa sala de recuperação e depois é encaminhado para o quarto. No ombro é colocado um curativo volumoso devido ele ficar edemaciado pela infusão de soro e o braço é imobilizado com uma tipóia.
A sensibilidade e os movimentos da mão podem ficar alterados depois da cirurgia devido a anestesia, que pode durar de 8-16 horas. No dia seguinte o curativo é trocado e você recebe alta hospitalar.
Depois da cirurgia
A artroscopia é apenas uma etapa para fazer com que o seu ombro volte ao normal. Algumas medidas são essenciais que sejam seguidas para o sucesso da cirurgia
- mantenha a tipóia por tempo integral (inclusive para dormir) até que o seu médico libere a sua utilização.
-na primeira semana aplique uma bolsa de gelo no ombro 20 minutos 3 x /dia (coloque uma toalha sobre a pele para não machucar a pele)
- utilize medicações analgésicas prescritas se for necessário
- realize apenas movimentos com o braço operado orientadas pela equipe médica no hospital ou no consultório
O tempo de recuperação para você voltar a trabalhar ou praticar esportes poderá variar de um a seis meses, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada.
Para a maioria dos procedimentos, especialmente quando reparações (suturas) foram realizadas, um programa de reabilitação fisioterápica será prescrito para que você recupere os movimentos e a força do seu ombro.
Expectativas Após a Artroscopia de Ombro
A artroscopia é uma alternativa a tradicional cirurgia “aberta” que expõe completamente a articulação do ombro. A artroscopia resulta em menos dor e stiffness, menos complicações, menor necessidade de internação e menor tempo de reabilitação pós-cirúrgica.
As expectativas quanto ao resultado final do tratamento variam dependendo do propósito inicial da cirurgia. Nos casos onde as reparações (suturas) são necessárias, lembre-se que o organismo necessita de um tempo de cura após o procedimento artroscópico, exatamente igual àquele necessário se a cirurgia fosse realizada de forma “aberta”. Desta maneira, o tempo total de recuperação poderá ser prolongado.
Para a cura das instabilidades do ombro que costumam surgir após um primeiro episódio de luxação traumática, costuma ser necessário o tratamento cirúrgico. Com a artroscopia, muitos pacientes apresentam uma recuperação total com desaparecimento da instabilidade. Entretanto, 10 a 20% dos pacientes poderão continuar apresentando instabilidade do ombro mesmo após a reparação artroscópica.
A utilização da artroscopia para a reparação das rupturas do manguito rotador ou tendinites geralmente aliviam a dor no ombro, mas é muito difícil prever quando a força da articulação irá retornar e se será total ou parcial.
Agora que eu e você já sabemos um pouco mais, já dá para desestressar um pouco, não!
Fontes:
http://www.clinicaprotrauma.com.br/ombro1.htm
http://www.ossosdooficio.com.br/index.php?view=article&catid=38%3Aartroscopia-no-ombro&id=48%3Aartroscopia-do-ombro&option=com_content&Itemid=60
6 comentários:
Como esstá a sua recuperação da artroscopia? Escreva sobre isso! =]
tatinha_sbm@hotmail.com
'oi tbm fiz essa cirurgia,o rmpimento do tendão no meu caso foi causado pela tendinite,tenho 8 meses de operada e ainda sinto muita dor,com a ressonancia descobri que estou com uma inflamação na burça,e continuo com tendinite,uma amiga muito proxima que fez essa mesma cirurgia não teve sorte,sofreu um novo rompimento provavelmente por causa da tendinite que perciste,essa cirurgia não é tão boa quanto parece,se não tratada direito a tendinite logo após a cirurgia pode não dar certo,no meu meu caso além da tendinite agora descobri que estou co inflamação na burça,o que está dificultando a recuperação,converse com seu médico e boa recuperação'
me adc no twitter
@luluzinha_ofic
Então, eu já tinha a inflamação na bursa também, "bursite", que foi tratada já na artroscopia.
Acredito que minha recuperação não será tão demorada.
Acredito também que dependa do profissional que faz a cirurgia. Se ele for um bom profissional, com certeza será realizado um ótimo trabalho.
O Dr. Joao Luiz Vieira da Silva, que fez a minha cirurgia é PHD em Artroscopia do ombro. Atende em Curitiba no Hospital Vita e na sua clínica. Ortopedia Cemefe.
Como ainda não faz um mês do procedimento, meu avanço já é bem significativo conforme o informado pela mina fisioterapeuta.
abraços...
@jpaulo.barbos, Fiz minha cirurgia (sindrome do impacto) dia 28 de agosto de 2013. Ainda sinto muita dor no ombro. Será que tenho que fazer nova cirurgia?
Eu fiz em 2o17 e não recuperei os movimentos sofro dor ainda
Postar um comentário